Leis de jogo

ALGUMAS LEIS DO JOGO DE FUTSAL

O Campo de jogo:



A superfície de jogo e as suas particularidades devem obedecer ao seguinte esquema:

Dimensões:
O campo deve ser rectangular. Com o comprimento de 25 m no mínimo e máximo de 42 m, a largura de 15 m no mínimo e 25 m no máximo.

A bola:
A bola deve ser esférica, feita de couro ou outro material equivalente. Para os escalões de formação a bola oficial é a Mikasa FSC 55S (formação - Petizes e Traquinas, Benjamins e Infantis).
Restantes escalões Mikasa FLL 55-WOR ou FLL 333S-WR (Sintra)

Número de Jogadores:
O jogo será disputado por duas equipas compostas cada uma por cinco jogadores no máximo, dos quais um terá de ser o guarda-redes e no mínimo 3 jogadores.

Processo de Substituição:
Podem ser utilizados substitutos em qualquer momento do jogo, sendo o número máximo de substitutos de sete atletas.
É autorizado um número ilimitado de substituições. Um jogador que tenha sido substituído pode voltar ao campo, assim se o treinador o entender.
O jogador que sai da superfície de jogo, deve sair pela linha lateral, no setor denominado “zona de substituições”.
O jogador que entra na superfície de jogo só poderá entrar quando o colega sair completamente pela linha lateral na zona de substituições, entregando um colete em mão ao seu colega que acabou de sair.

Equipamento dos jogadores:
O equipamento de base do jogador compreende:
- camisola;
- calções (se usar calções térmicos devem ser da mesma cor do calção);
- meias;
- caneleiras;
- calçado com sola de borracha.
Caneleiras: devem ser inteiramente cobertas pelas meias. Serem de matéria adequada, e devem oferecer um grau de proteção apropriado.
O Guarda-redes está autorizado a usar calças compridas. Deve utilizar um equipamento de cores que o distinguem dos restantes jogadores e árbitros.

O árbitro:
O jogo disputa-se sob o controlo de um árbitro que dispõe de toda a autoridade necessária para velar pela aplicação das leis do jogo, desde a sua entrada no recinto onde se encontra o retângulo de jogo e acaba quando o tiver abandonado.

Duração do jogo:
O jogo compreenderá duas partes iguais, dependendo do escalão ou idades. Sendo o seu controlo da responsabilidade do respetivo árbitro.
Escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados: 25 minutos corridos cada parte.
Escalões de Juvenis e Juniores femininos: 30 minutos corridos cada parte.
Escalões de Juniores masculinos, Seniores masculinos e femininos: 20 minutos cronometrados pelo cronometrista, cada parte.
O intervalo não deve exceder os 15 minutos.
Tempo Morto: As equipas têm a possibilidade através do treinador, de pedir um minuto de tempo morto em cada uma das partes (desconto de tempo). Deverá ser pedido ao árbitro, em qualquer momento, mas só será concedido pelo árbitro quando a bola está na posse da equipa que o pediu.

Pontapé de saída e recomeço do jogo:
A escolha dos campos é determinada por um sorteio efetuado por meio de uma moeda. Quem escolhe o lado da moeda será o capitão da equipa visitante, e a equipa favorecida pela sorte escolherá o lado para qual irá começar a atacar. À outra equipa será atribuído o pontapé de saída do jogo.
A equipa que escolheu o campo efetuará o pontapé de saída na segunda parte do jogo.
No começo da segunda parte, as equipas trocam de campo e atacam em direção oposta à da primeira parte.

Pontapé de saída:
É um processo de começar a partida ou recomeçar o jogo:
- no começo do jogo;
- depois de ser marcado um golo;
- no começo da segunda parte;
- no começo de cada parte do prolongamento, se for caso disso.
Pode-se obter um golo diretamente dum pontapé de saída.
Procedimento:
Todos os jogadores devem encontrar-se no seu próprio meio campo. Os jogadores da equipa que não executa o pontapé de saída devem encontrar-se pelo menos a uma distância de 3m da bola.
A bola é colocada no solo sobre o ponto central.
Após sinal do árbitro, a bola entra em jogo logo que seja pontapeada para a frente. O executante do pontapé de saída não pode jogar a bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador.
Quando uma equipa marcar um golo, será a equipa que sofreu o golo que procede ao novo pontapé de saída.

Bola ao solo:
Depois de uma interrupção temporária do jogo por causa não prevista nas Leis do Jogo, o jogo deve ser recomeçado com uma bola ao solo. O árbitro deixa cair a bola no solo no local onde ela se encontrava no momento da interrupção, salvo se a bola se encontrava no interior da área de grande penalidade, caso em que a bola ao solo, será executada sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sitio onde a bola se encontrava no momento da interrupção.
O jogo recomeça logo qua a bola toque no solo, sem que nenhum jogador a tenha tocado antes desta tocar no solo.

Bola em jogo e bola fora:
A bola está fora do jogo quando:
· Atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral quer junto do solo quer pelo ar;
· O jogo seja interrompido pelo árbitro;
· Toque no tecto;
A bola está em jogo em todas as outras situações inclusive quando:
· Ressaltar para o campo de jogo após ter embatido no poste, ou na barra transversal;
· Ressaltar para o campo de jogo após ter tocado num dos árbitros quando um destes se encontre dentro do campo de jogo.

Marcação de golos:
Um golo e marcado quando a bola transpõem completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, sem que tenha sido intensionalmente lançada ou transportada com as mãos ou braços, incluindo o guarda- redes adversário, desde que nenhuma infração as leis do jogo tenha sido previamente cometida pela equipa a favor da qual o golo será marcado.

Faltas:
As faltas são sancionadas com um pontapé-livre directo, um pontapé de grande penalidade ou um pontapé-livre indirecto.

Faltas punidas com um pontapé-livre directo:
 Um pontapé-livre directo será concedido à equipa adversária do jogador que, no entender dos árbitros, cometa, por negligência, por imprudência ou por excesso de combatividade, uma das sete faltas seguintes:
· dar ou tentar dar um pontapé num adversário;
· passar uma rasteira a um adversário;
· saltar sobre um adversário;
· carregar um adversário;
· agredir ou tentar agredir um adversário;
· empurrar um adversário.
Um pontapé livre directo será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das três faltas seguintes:
 · agarrar um adversário;
 · cuspir sobre um adversário;
 · tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade).
 O pontapé-livre directo é efectuado no local onde a falta foi cometida (ver Lei 13 – Posição nos pontapés-livres).
As faltas acima referidas são faltas acumuladas.

Faltas punidas com um pontapé de grande penalidade:
Uma grande penalidade será concedida quando uma das dez faltas referidas anteriormente, seja cometida por um jogador dentro da sua própria área de grande penalidade, independentemente do local em que a bola se encontre nesse momento, desde que esteja em jogo.

Faltas punidas com um pontapé-livre indirecto:
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária do guarda-redes que cometa uma das quatro faltas seguintes:
 · controlar a bola com as mãos ou com os pés na sua própria metade da superfície de jogo por mais de quatro segundos;
· depois de jogar a bola, tocar-lhe novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente pontapeada por um colega de equipa sem ter sido jogada ou tocada por um adversário;
· tocar a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade após ter sido deliberadamente pontapeada por um colega de equipa;
· tocar a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade após tê-la recebido directamente de um pontapé de linha lateral executado por um colega de equipa.
Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que, no entender dos árbitros:
· jogue de uma maneira perigosa na presença de um adversário;
· faça obstrução à progressão de um adversário;
· impeça o guarda-redes de soltar a bola das mãos;
· cometa contra um colega de equipa uma das nove faltas punidas com pontapé-livre directo;
· cometa quaisquer outras faltas não mencionados anteriormente na Lei 12 ou em qualquer outra Lei, pelas quais o jogo seja interrompido a fim de advertir ou expulsar um jogador.
O pontapé-livre indireto é efetuado no local onde a falta foi cometida (ver Lei 13 – Posição nos pontapés-livres).

Pontapé de grande penalidade:
Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipa que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e enquanto a bola estiver em jogo, uma das dez faltas punidas com pontapé-livre directo.
Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontapé de grande penalidade.

Pontapé de linha lateral:
O pontapé de linha lateral é uma forma de recomeçar o jogo.
Um pontapé de linha lateral é concedido à equipa adversária tocou a bola em último lugar, quando a bola tenha ultrapassado completamente a linha lateral, quer seja pelo solo ou pelo ar, ou tenha batido no tecto De um pontapé de linha lateral não pode ser marcado golo directamente.

Posição dos jogadores:
Os jogadores da equipa adversária devem estar:
· na superfície de jogo;
· a uma distância mínima de cinco metros do local na linha lateral onde o pontapé de linha lateral é executado.

Lançamento de baliza:
O lançamento de baliza é uma forma de recomeçar o jogo.
Um lançamento de baliza será concedido quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 10.
De um lançamento de baliza não pode ser marcado golo directamente.

Posição dos jogadores:
Os jogadores da equipa adversária devem estar:
· na superfície de jogo e fora da área de grande penalidade da equipa que executa o lançamento de baliza até que a bola esteja em jogo;

Execução:
· A bola é lançada de um ponto qualquer da área de grande penalidade pelo guarda-redes da equipa defensora.
· O guarda-redes da equipa defensora executa o lançamento de de quatro segundos depois de estarem reunidas as condições para o fazer.
· A bola está em jogo quando for lançada directamente para fora da área de grande penalidade pelo guarda-redes da equipa defensora.

Pontapé de canto:
O pontapé de canto é uma forma de recomeçar o jogo.
Um pontapé de canto é assinalado quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 10.
Pode ser marcado golo directamente de um pontapé de canto, mas unicamente na baliza da equipa adversária.

Posição da bola e dos jogadores:
 A bola deve estar:
· dentro do arco de círculo de canto mais próximo do ponto onde a bola atravessou a linha de baliza.
Os adversários devem estar:
· na superfície de jogo pelo menos a cinco metros do arco de círculo de canto até que a bola esteja em jogo.

Procedimento:
· A bola é pontapeada por um jogador da equipa atacante.
· O jogador que executa o pontapé deve chutar a bola dentro de quatro
segundos assim que reunidas as condições para fazê-lo.
· A bola entra em jogo logo que seja jogada e se mova.

Sinais do árbitro e do árbitro assistente:
Os árbitros são obrigados a fazer os sinais indicados a seguir, tendo em conta que existem certos sinais que só podem ser feitos por um dos árbitros e um sinal que ambos os árbitros devem fazer simultaneamente.
Os árbitros assistentes devem fazer os sinais relativos ao tempo morto e falta acumulada.

Inicio / Recomeço do jogo

                                                

Pontapé livre directo / Pontapé de grande penalidade
                                          

                                    
                                                           




                   Pontapé de linha lateral                                                    Pontapé de canto
                                                                                               
                                     
     
             

              Lançamento de baliza                                                               Tempo morto   
                                                            
                               

Contagem dos quatro segundos
                                       


Quinta falta acumulada



Vantagem após falta acumulada                                   Vantagem após falta não acumulada

                                   
                                                 

Falta acumulada após ter aplicado a lei da vantagem



 Falta acumulada após ter aplicado a lei da vantagem
                             
                  

 Advertência (cartão amarelo)



Advertência (cartão vermelho)



   Pontapé livre-indirecto
                                




                                                           


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